Ainda durante campanha para a Prefeitura de São Paulo, o atual prefeito João Dória já destacava seu plano de desestatização de parques públicos e centros de eventos.

Dentre os tópicos listados como “desestatizáveis” (55 no total), está o Parque Anhembi, hoje administrado pela SPTuris e tendo como principal acionista a Prefeitura Municipal.

O projeto contempla três editais de licitação que podem ter interessados distintos: o primeiro que explorará exposições, o segundo focado em convenções e o terceiro para a área do sambódromo.

A expectativa é que o Parque Anhembi esteja sob controle da iniciativa privada até o final deste ano.

O Parque Anhembi, sobretudo os pavilhões de exposições e o Palácio de Convenções, já foi o espaço mais utilizado – e cobiçado – do país para realização de feiras e eventos, mas perdeu espaço com o advento de novos centros de exposições – caso do São Paulo Expo – e pela falta de atualização em algumas de suas estruturas.

A proposta prevê a privatização/concessão, sendo mantidas as atuais finalidades dos espaços e ainda incentiva a construção de um monotrilho do estacionamento até a estação Tietê do Metro, melhorando a mobilidade.

Nos resta esperar e torcer para que o processo resulte um novo e moderno espaço para feiras e eventos, aumentando a oferta de espaços que temos hoje.

Créditos/agradecimentos:
Eduardo Geraque
Eduardo Scolese
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/11/1833666-doria-quer-fatiar-anhembi-em-tres-partes-para-acelerar-privatizacao.shtml