A palavra de ordem atualmente é inovação. Muitas empresas buscam trilhar esse caminho, mas poucas têm uma completa noção de que inovar significa uma mudança radical no modo de pensar e executar os processos e, mais do que tudo, requer protagonismo, agilidade e assertividade dos profissionais envolvidos.

Vivemos em um mundo de extrema incerteza e constante mudança e esse contexto tem sido definido por especialistas pelo termo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. As coisas acontecem de forma rápida e totalmente nova a todo instante, e precisamos responder com agilidade às demandas que aparecem.

O grande desafio é pautado na mudança de mindset das pessoas, porque inovação tem muito mais a ver com comportamento do que com “departamento”. Não adianta a companhia ter uma área destinada à inovação se as pessoas que atuam dentro dela utilizam velhas metodologias para responder a desafios atuais. É necessário ter flexibilidade para identificar as necessidades, buscar soluções e aplicá-las rapidamente – com o risco de dar errado e, se der, já propor outras saídas.

Para criar o ambiente favorável a essa nova forma de lidar com essa dinâmica, é muito importante que as empresas passem pelo processo de transformação digital – veja, eu digo transformação digital, não apenas digitalização de documentos e padrões. Neste processo, a tecnologia tem papel estratégico e central, pois vai suportar toda essa mudança para que as companhias melhorem seu desempenho, aumentem o alcance e garantam resultados positivos.

É importante também que todos os colaboradores da companhia entendam que esse é um caminho sem volta e que envolve todos aqueles que atuam na empresa. E a capacidade de se adaptar às novas formas de trabalho será imprescindível para o futuro profissional de cada um.


Créditos para Roberto Mosquera

Edição:
R2C Soluções
www.r2csolucoes.com

2018-JA-R2C